Adegas integradas são nova tendência

Adegas integradas são nova tendência

O vinho, presente em nossa vida há milênios, só agora tem conseguido a devida admiração dos brasileiros, despertando o interesse nas pessoas de ter em casa uma adega. E, claro, os projetos de interiores passaram a privilegiar espaços exclusivos para armazenar as garrafas. Porém, com as moradias cada vez mais compactas, as novas adegas não estão mais escondidas em porões e áreas isoladas da casa. Elas ganharam apelo decorativo e agora estão integradas aos espaços sociais da residência, proporcionando maior comodidade aos apreciadores.

Quem aposta na tendência são as arquitetas Flavia Ebrahim, Anely Camarotti e Roberta Reis, do Estudio NOI. Além de projetos residenciais, elas assinam a Adega, na CasaCor PE.  Para a proposta, o grande desafio foi transformar um dos antigos corredores da casa em um ambiente elegante, aconchegante e funcional, mostrando que é possível fazer um projeto completo em pequenos espaços. “A cave com linhas retas e espelho cristal trata o vinho como a ‘joia’ do nosso ambiente, o personagem essencial e principal, que parece flutuar nos suportes iluminados em acrílico”, explica Roberta.

Segundo Anely, os móveis planejados são ideais, pois possibilitam o ajuste das ideias ao projeto, ao cômodo ou ao ambiente. Para as adegas, é preciso reservar um local para acomodar as garrafas e os utensílios para servir, como copos e abridores, mantendo a casa organizada e dando um toque de estilo à decoração. “Adegas planejadas se adequam a qualquer espaço, em geral não é preciso um espaço muito grande, o importante é a valorização de um ambiente específico para armazenar e degustar os vinhos”, comenta. Ainda de acordo com ela, é preciso procurar um espaço arejado e com pouca luminosidade, mas se o ambiente for um problema, invista em uma adega climatizada. Assim, você poderá deixá-la em qualquer ambiente da casa.


Parada Criativa leva arte ao Plaza Shopping

Parada Criativa leva arte ao Plaza Shopping

Apresentar produtos criativos, com design diferenciado e disseminar talentos locais é a proposta da oitava edição da “Parada Criativa”, que chega ao Plaza nos dias 21 e 22 de outubro, no piso L4 do mall. Os visitantes terão mais uma oportunidade conhecer novos artistas e apoiar a economia criativa. Estarão presentes marcas dos segmentos de artes, decoração, moda e gastronomia. O projeto é uma criação do Plaza Shopping em parceria com a Casa Viva.

Papelaria, decoração, acessórios femininos, joias em prata, decoração com inspiração rock in roll e muito mais estarão a disposição. As marcas Coisar, Adoro Bijus, Encaderno, Tout, Ana Rios, LB Biojóias, Sabor Vergan, Marias Ateliê, Crio Loyo Acessórios, Manilharia, Bruna Spinelli, Simone Barros, João sem nome, Barroque e Rosa Flor Atêlie, complementam o mix.

 


Saiba como deixar a casa impecável

Saiba como deixar a casa impecável

Já parou para pensar que um ambiente organizado ganha muito mais destaque? A beleza da decoração, a personalização do espaço, tudo é potencializado quando as coisas estão em ordem. “É mais fácil as pessoas repararem nos detalhes da ambientação quando nada as tira esse foco. Sem contar que o espaço se torna muito mais elegante”, ressalta Dani Cunha, gerente da Bontempo Recife.

Alguns itens auxiliam na organização dos ambientes, como portas personalizadas e complementos internos de armários e closets. “É importante ter a liberdade de modular com precisão cada projeto, para aproveitar ao máximo todos os ambientes”, diz Dani Cunha.

Uma casa em ordem também possibilita outros ganhos, como otimização de tempo e mais qualidade de vida. É o que destaca Camila Teixeira, da Organizze Consultoria. “Organização só dá certo se for simples e funcional. Ela é um hábito e mudar hábitos é que, às vezes, não é tarefa fácil. Contudo, quando se percebe o ganho de produtividade, fica impossível seguir a rotina doméstica sem ordem”, reforça.

Confira outras dicas:

Closet
Por ser um espaço aberto, o closet precisa sempre estar em ordem. Técnicas de dobradura, padronização de cabides e acessórios organizadores ajudam muito. Outra dica fundamental é manter apenas o que realmente gosta e usa. Assim é possível visualizar melhor tudo o que tem, permitindo compor uma diversidade de looks maior.

Cozinha
De acordo com a personal organizer, as queixas mais recorrentes são pia sempre com louça e dificuldade para armazenar utensílios e mantimentos.  As técnicas de organização são gerais, como pegar/guardar, sujar/lavar, terminar/repor, dentre outros hábitos. Já para organizar armários e despensa, aposte em prateleiras aramadas, que criam uma segunda prateleira dentro do armário; tenha organizadores, para melhor disposição e otimização do espaço; e crie setores para agrupar alimentos que tem a ver um com o outro.

Quarto infantil 
Para manter o ambiente em ordem, a dica é realizar descartes periódicos de brinquedos, vestuário e tarefas escolares (escolha no máximo três por ano para guardar). Uma sugestão é doar brinquedos antes de datas comemorativas, como aniversário, Dia das Crianças e Natal. Já vestuário e calçados podem ser vistos a cada seis meses os que não cabem mais. E para guardar os brinquedos, a sugestão é utilizar caixas organizadoras e separar os grandes e os pequenos.

Escritório
Esse cômodo é o que guarda os documentos da família. A dica é separar em grupos: documentos de saúde, de rotina, pessoais, de bens/propriedades e recibos. Abrir uma pasta para cada membro da família para guardar tudo que se refere a essa pessoa no mesmo lugar facilita a busca por algum documento quando for preciso. O mesmo vale para documentos de bens: abra uma pasta para cada tipo de bem que possui, como imóveis, carros etc.


Poligonus Arquitetura propõe inovações na Casa Cor

Poligonus Arquitetura propõe inovações na Casa Cor

O quarto de bebê dos arquitetos Manoela Pires, Renata Paraíso e Thiago Valença – da Poligonus Arquitetura – na Casa Cor Pernambuco traz, de maneira inovadora e contemporânea, cores neutras, adequadas a qualquer gênero. A caixa central que emoldura o berço, a banheira ao lado do trocador e o futon carregam a praticidade e funcionalidade necessárias no dia a dia. Além disso, o ambiente acompanha o crescimento da criança, apenas com a troca de alguns objetos.

Outras inovações também garantem a exclusividade do quarto, como as ilustrações do designer Pedro Melo, os móveis personalizados criados por Renata Brennand, do Studio Massa, e o enxoval com a assinatura da Villa Kids, incluindo pelúcias divertidas e multicoloridas.


Para receber bem: salas aconchegantes

Para receber bem: salas aconchegantes

A sala é a porta de entrada de toda casa. Ela é a primeira impressão que os convidados têm de quem são os moradores, seus gostos e estilos. Porém, mais que personalização, o ambiente requer aconchego. “O espaço deve ser um convite a se sentir bem, acolhido. Não apenas para receber as visitas, mas também para os momentos de lazer e descontração da família”, reforça Dani Cunha, gerente da Bontempo Recife.

Conforto e praticidade são aspectos importantes. Por isso, escolher um bom sofá é fundamental. Almofadas e mantas, em dias mais frios, também ajudam a aconchegar. Outro aspecto que merece atenção é a escolha dos móveis. “Deixar espaço para a circulação é importante. Uma mesa de centro ou mesinhas laterais acomodam muito bem itens decorativos, sem atrapalhar a funcionalidade do ambiente”, diz.

É importante estar atento à funcionalidade do ambiente (Fotos: Divulgação)

Ainda em relação à decoração, opte por poucos objetos, pois o excesso deles pode causar a impressão de ambiente bagunçado. Aproveite o espaço para expor as fotos preferidas ou aqueles itens adquiridos em viagens especiais. Sobre cores, as quentes conferem sensação de maior conforto. No entanto, se a sala for pequena, é recomendado escolher tons claros para as paredes e móveis principais e deixar os tons escuros para almofadas e outros objetos decorativos. Em relação à iluminação, opte pela luz direta ou luz solar, quando possível, no dia a dia, mas escolha uma iluminação indireta para receber as visitas. “Esse recurso pode ser embutido no painel da TV, por exemplo, ou ser distribuído no teto”, indica Dani Cunha.


Parada Criativa chega à 6ª edição

Parada Criativa chega à 6ª edição

Repetindo sucesso das edições anteriores, o Plaza Shopping recebe nos dias 10 e 11 de junho, no piso L4 do mall, a 6ª edição do Parada Criativa. No formato de ‘mercado livre’, o evento vai reunir marcas locais e nacionais de diversos segmentos como moda, artes plásticas, decoração, acessórios, entre outros. No local os visitantes poderão conhecer novas ideias, produtos autorais e novos artistas. Conhecido como reduto de criadores, o Parada Criativa tem curadoria da Casa Viva.


Batatus faz arte ao vivo no RioMar Casa 2017

Batatus faz arte ao vivo no RioMar Casa 2017

Vai rolar movimento especial na Sala de Jogos da Poligonus no RioMar Casa 2017. Nesta quinta (25), a turma do Batatus, que já assinaram paredes de locais como Bunker Crossfit, UK Pub e Mooo, fará arte na mesa de sinuca do espaço, que contará com a presença da Zuhaus e Urbanarts. Amigos e clientes vão acompanhar a intervenção.


O ambiente mais geek do RioMar Casa. Conheça

O ambiente mais geek do RioMar Casa. Conheça

Os arquitetos Manoela Pires, Renata Paraíso e Thiago Valença, da Poligonus Arquitetura, investiram na pegada oitentista no espaço do escritório no RioMar Casa.  “Temos no espaço um fliperama com mais de 500 títulos clássicos, para diversão dos visitantes, criando uma atmosfera nostálgica no ambiente. E claro, um sofá super amplo e confortável para videogame e filmes.”, detalha Renata.

Ambiente da Poligonus tem jogos, e quadrinhos em cerca de 35 m²

O trio montou uma sala de jogos funcional com biblioteca que é toda abraçada e conectada por uma estante de alumínio recortado a laser com forma que faz alusão direta ao jogo Tetris. Nessa estante, está exposta parte da coleção histórica de quadrinhos de Rostand Paraíso. Com títulos datados desde os anos 30, como Superman, Flash Gordon, Batman, Tex, Popeye, entre outros.

Thiago Valença, Renata Paraíso e Manoela Pires assinam o ambiente (Fotos: Divulgação)

SERVIÇO
RioMar Casa
Data: Até 28/05
Local: Piso L3 do RioMar Recife (Avenida República do Líbano, 251, Pina)
Horário: Das 9h às 22h de segunda a sábado ; das 12h às 21h aos domingos.

Parada Criativa reúne novos artistas no Plaza

Parada Criativa reúne novos artistas no Plaza

Em sua quinta edição, o Parada Criativa aporta no Plaza Shopping, sábado (8) e domingo (9), reunindo criações de talentosos artistas locais e nacionais. Entre eles, está Simone Souto Maior levará, que levará ao público suas esculturas e mandalas em papel. No segmento de joias artesanais, a Maria Duarte Joalheria apresentará peças exclusivas em prata, com estilo contemporâneo. A marca gaúcha Bianca Leal Acessórios apresentará seu trabalho com colares, brincos e pulseiras fabricados com reaproveitamento de cordas e torçais. O mercado livre contará com 20 expositores e ficará no piso L4 do mall.


Plaza receberá feirinha com décor e bijus

Plaza receberá feirinha com décor e bijus

A quarta edição da Parada Criativa, que vai rolar nos dias 4 e 5 de fevereiro no Piso L4 do Plaza Sopping, vai reunir 17 criadores de diversos segmentos como arte, moda, decoração e gastronomia. Nessa edição, o evento trará nomes como a Tout (joias artesanais), Vitalina (bolsas, calçados e décor), BoxLight, Rosa Flor Croche e Eita! Decoração (décor), entre outras. A curadoria é da Casa Viva.

A novidade fica por conta da AP13, que oferece quadros com desenhos inspirados na cultura pop handmade. No setor de artes plásticas, Rosa Nunes Artes Gráficas apresentará quadros exclusivos fabricados através da colagem digital, enquanto a ilustradora Thais Cavalcanti comercializará canecas e quadrinhos decorativos com desenhos autorais.

Para quem deseja se preparar para as festa de Carnaval, as marcas Fabriqueta, Carnabale e Jardim Mon Dieu irão apresentar adereços femininos, como bandanas, bijuterias, turbantes, tiaras, pentes, entre outros acessórios para brilhar na folia.